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Especial Redes Sociais e Blogs: você já começou o calendário de publicações para este semestre?

Especial Redes Sociais e Blogs: você já começou o calendário de publicações para este semestre?

Se ainda não começou, já é hora de separar um tempinho para fazer o seu Planejamento Editorial de Postagens (temas) para este semestre que começou.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a turbinar o planejamento de seu blog e das suas redes sociais, com as principais tendências de marketing de conteúdo. 

Nós que trabalhamos com marketing de conteúdo sabemos: estar atendo às tendências e novidades é preciso. Por isso, estamos sempre observando os movimentos do mercado, as últimas atualizações dos buscadores, a principais notícias e novidades, além do comportamento de busca do usuário.  

As principais plataformas de tecnologia estão sempre lançando inúmeras pesquisas para ajudar produtores de conteúdo e estrategistas a criarem o melhor planejamento de conteúdo para seus clientes. É justamente daí que foram extraídas algumas tendências de marketing de conteúdo que prometem bombar ainda neste semestre que entrou. 

Especial Redes Sociais e Blogs: você já começou o calendário de publicações para este semestre?O Content Marketing Institute compartilhou resultados do State of Content Marketing 2022 Global Report do Semrush, em um webinar ministrado pela diretora de conteúdo da plataforma, Lenox Powell. 

A pesquisa, realizada pela Semrush, analisou mais de 500 mil blog-posts, 200 mil tweets e 8 mil artigos para definir as estratégias de conteúdo que obtiveram mais sucesso em 2021, bem como indicar medidas necessárias para continuar performando bem por meio de conteúdos ainda este ano. 

As principais tendências de marketing de conteúdo para este semestre seguem batendo na mesma tecla: a ‘qualidade sobre a quantidade’ e reforça a importância de um conteúdo humanizado, empático e interativo 

Continue a leitura e veja como obter os melhores resultados para a sua estratégia ainda este ano! 

Estratégias de Marketing de Conteúdo que tiveram sucesso em 2021

Antes de falar do futuro, vamos ver quais as estratégias que alguns negócios utilizaram para obter sucesso com marketing de conteúdo em 2021: 

  • estratégias de marketing de conteúdo documentadas; 
  • auditorias de conteúdo – duas por ano; 
  • curadorias de conteúdo – mensal 
  • diferença entre estratégia de marketing de conteúdo e planejamento de marketing de conteúdo; 
  • ampliação de times de conteúdo: parcerias com editores de conteúdo experientes, assim como designers, copywritings, gestores de tráfego, lançadores e estrategistas; 
  • gastaram mais de 10% do orçamento em marketing de conteúdo; 
  • pagaram para promover o conteúdo (campanhas).

Agora, vamos ao que interessa: 5 estratégias que prometem trazer resultados em 2022.

Conheça as 5 tendências de Marketing de Conteúdo para este semestre de 2022

1. Auditorias de conteúdo periódicas

Especial Redes Sociais e Blogs: você já começou o calendário de publicações para este semestre?Realizar auditorias de conteúdo entre 2 e 3 vezes ao ano ajuda a identificar conteúdos de baixa performance que devem ser redirecionados ou removidos (o famoso content pruning), bem como manter conteúdos atualizados para não perder posições na SERP. 

Além disso, por meio da auditoria de conteúdo, é possível identificar artigos que precisam de um novo propósito, ou seja, foram criados com um objetivo que não deu certo, mas podem ser reaproveitados para outras estratégias de conteúdo.  

2. Performance de Conteúdo

É necessário criar um funil de conteúdo que se alinhe com o funil de vendas do produto, cliente, e-commerce, persona, etc. 

Para isso, desenvolver um plano de conteúdo com foco em performance é fundamental para melhorar a conversão do marketing de conteúdo. 

Estipule KPIs para cada artigo publicado, e use ferramentas de monitoramento para analisar a performance de cada publicação. Com isso, otimize seu planejamento de conteúdo. 

3. Beyond Search Rankings

Crie vídeos, publique no Youtube e compartilhe nas publicações, para um conteúdo multiplataforma e interativo. 

Ultrapasse os dados de volume de busca e keyword gap, foque em tópicos que não tenham uma resposta simples, proporcionando um conteúdo rico para o seu site/blog e redes sociais. 

Crie um conteúdo que não será esquecido, para isso, antes de apertar publicar pergunte-se: 

  1. Esse conteúdo tem valor? 
  2. Esse conteúdo apresenta um ponto de vista? 
  3. Esse conteúdo vai ficar na cabeça do meu leitor? 
  4. Esse conteúdo está ajudando o seguidor de alguma forma? 
  5. Esse conteúdo está resolvendo um problema do seguidor? 

4. Marketing de Conteúdo Humanizado

A humanização do conteúdo é preciso para fazer o leitor perceber que aquele conteúdo está sendo escrito por um ‘ser humano’, portanto, aqui não entra algoritmos e robotexts. 

E como desenvolver um conteúdo mais humano? 

  • Escreva conteúdos para personas específicas (conheça o seu leitor); 
  • Escreva com empatia, ou seja, se colocando no lugar do seu leitor; 
  • Aproveite os FAQs e tire dúvidas reais dos usuários; 
  • Responda e interaja sempre com seus seguidores/leads, seja via direct (Instagram), assim como nos comentários, por e-mail, WhatsApp, Messenger, SMS, etc.  
  • Faça conteúdos para todos os estágios do funil, desde o topo (trilhas para leads menos conscientes da compra), até a base inferior (mais conscientes), tudo para conseguir escalar o negócio. 
  • Realize pesquisas originais em suas redes sociais ou mailing de contato para oferecer informações exclusivas aos seus leitores; 
  • Escreva como se estivesse conversando com o seu leitor (leia seu conteúdo em voz alta para garantir que parece uma conversa); 
  • Ofereça dicas reais, use exemplos, invista em storytellings, conte sua história, publice provas sociais, mostre seus resultados, as dificuldades e as superações que você passou até aqui, e se aproxime ao máximo do seu leitor/seguidor.

5. Conteúdo de Qualidade

Esse é a cereja do bolo: conteúdo de qualidade, dessa forma, você terá que melhorar a promoção e distribuição do conteúdo por meio de redes sociais, blogs, sites e comunidades.

 “Qualidade é melhor que quantidade!” 

  • Escreva conteúdos de qualidade. Faça diferente, seja cada dia melhor e mais útil aos seus leads/seguidores! 
  • Otimize o conteúdo para os buscadores – o objetivo é a primeira posição do Google. 
  • Otimize suas redes sociais, com perfil bem-posicionado, nicho definido, posts bem estruturados, uso de legendas com copies, boas hashtags e CTA’s.       
  • Crie conteúdos mais visuais possíveis e que contem histórias, por meio de imagens magnéticas, artes criativas (como uso de carrosséis), vídeos atrativos e legendas com gatilhos mentais.

Vale ressaltar que o conteúdo de qualidade é um dos pilares do SEO para E-Commerces, Blogs (artigos) e até Redes Sociais (textos de posts e legendas). 

Especial Redes Sociais e Blogs: você já começou o calendário de publicações para este semestre?

As 3 principais dúvidas apontadas no Marketing de Conteúdo em 2022

Algumas estratégias costumam ser apontadas ano após ano como tendências para a área de conteúdo.  

Veja a lista das tendências que costumam aparecer nos principais reports, para que você entenda melhor sobre sua aplicabilidade ainda esse ano. 

Qual é o papel das redes sociais no Marketing de Conteúdo?

As redes sociais são um ótimo canal para promover os conteúdos do blog, assim como de vídeos. No entanto, não foque sua estratégia em uma plataforma que você não tem controle sobre a distribuição.  

O ideal é ter um blog próprio, e usar as redes sociais como canal de promoção, compartilhamento e criação de comunidade com os leitores. 

Inteligência Artificial pode ser usada para produzir conteúdo?

É possível usar ferramentas de Inteligência Artificial para realizar o primeiro rascunho de um conteúdo, mas é preciso de um editor humano para refinar o material e dar um toque humanizado, como o tom de conversa e o valor da marca, por exemplo. 

E-mails e newsletters serão essenciais para o marketing de conteúdo?

Sim, e como! E-mails e newsletters são tendências que continuam válidas no marketing de conteúdo. 

Se você ainda não sabe como escrever um e-mail atrativo para captação de leads, aprenda agora! Comece a pesquisar e estudar como escrever newsletter ou email-marketing, isso pode fazer parte da sua estratégia de conteúdo no futuro. 

Lembre-se que a maior tendência do momento é oferecer conteúdo interativo, seja por e-mail, blog ou redes sociais. 

“Existe espaço para todas as plataformas no marketing de conteúdo, mas tudo depende da sua estratégia e planejamento de conteúdo a curto, médio e longo prazo.” 

Agora que você leu sobre as principais tendências do marketing de conteúdo para este semestre, lembre-se de documentar suas estratégias e seu planejamento de conteúdo.  

Precisa de ajuda?  

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Referências:
https://br.hedgehogdigital.co.uk/blog/tendencias-marketing-de-conteudo/ 

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Paola Martins