A melhor ferramenta do marketing de conteúdo é começar a criar artigos otimizados para as buscas.
Nós chamamos isso de SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google.
As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.
Na prática, funciona assim: na aba de pesquisas do Google, por exemplo, colocando um tema um assunto de seu interesse, o que chamamos de palavra-chave, você verá milhões de pesquisas feitas para essa determinada palavra-chave.
Quando esses termos são digitados nas caixas de pesquisa dos motores de busca, todos os sites e blogs – devidamente indexados – contendo estes artigos com as palavras-chave buscadas, serão exibidos. E é isso que direciona o tráfego para sites com artigos ricos em palavras-chave.
Sim, a palavra mágica é “artigo”
O conteúdo de valor é rei. Você pode ter certeza. Mas não estamos falando de conteúdo raso, vazio e, sim, de conteúdo rico, de valor, que ajude o usuário de alguma forma, que possa sanar a dúvida dele ou sua “dor”, que quebre objeções e que o convença de que aquela informação realmente fez a diferença para ele naquele momento E é por isso que escrever artigos é uma das estratégias de marketing de conteúdo mais eficientes atualmente.
Os internautas simplesmente não conseguem obter informações suficientes em um único blog/ site ou em uma única pesquisa. Por isso, fornecer informações úteis e que eles estão buscando, por meio desses artigos, é uma maneira infalível de direcionar o tráfego quente (leads quentes, interessados pelo seu assunto) para seu site/blog.
Por que isto acontece?
Aqui estão os benefícios de escrever artigos para o seu negócio na internet:
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É totalmente gratuito
Muito bom para ser verdade? Sim! A única coisa que você terá que gastar será com seu provedor de serviços de internet. É isso. Tudo que você precisa é de seu conhecimento, seu computador, conexão com a internet, seu esforço e suas mãos!
Se você estiver realmente comprometido com esse negócio, nada o impedirá de escrever sobre assuntos de seu conhecimento ou que lhe atraem, que você goste de escrever. Em qual aspecto desse processo você realmente gastou algum centavo? “Talvez mais tarde, quando sua conta de internet chegar.”
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Seu site será notado em um curto período de tempo
Envie esse seu artigo para diretórios de artigos que obtêm a maior parte do tráfego da web e para as redes sociais que você já está acostumado a usar (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, entre muitos outros).
Compartilhe conhecimento, faça chamadas persuasivas (que atraia a atenção e o interesse do público) nas redes sociais e aponte para um link (que remeta ao seu blog, por exemplo).
No seu site ou blog, inclua uma área de formulário (cadastro), para que a pessoa opte por receber uma newsletter ou, mesmo, queira deixar o contato dela para um possível contato.
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Obtenha links de volta, automaticamente
Quando você envia seus artigos para diretórios, certamente, outros sites farão uso de seu artigo também. Com os termos de direitos autorais de seus artigos, a URL de seu site ainda estará intacta e, subsequentemente, direcionará mais tráfego para seu site/blog.
Você pode criar links em diretórios relevantes, divulgar os seus artigos em agregadores, criar widgets, guest posts ou, ainda, trabalhar com diretórios de artigos.
Os diretórios de artigos são websites onde usuários enviam artigos para serem categorizados e incluídos em um nicho específico. Ou seja, são fontes de conteúdo sobre diferentes assuntos, criados por uma vasta gama de autores espalhados pela Internet.
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Como Funciona?
O processo é bem simples e prático, basta se cadastrar e preencher um perfil (que é normalmente incluído de forma resumida no início ou final da notícia), escrever o artigo e submeter. Este então, ficará esperando que a equipe moderadora o aprove. Uma vez aprovado, o artigo já está no ar e pode ser visualizado por todos que visitam o site.
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Benefícios
Este tipo de site geralmente possui um PageRank elevado e um bom nível de Trust e juice, sendo assim, os links inseridos nos artigos (é importante lembrar que ao criar seu texto você tem total controle sobre o texto âncora a ser usado), se tornam bastante atrativos. Esta é uma das melhores táticas para se promover páginas fracas em conteúdo, como páginas de itens à venda ou páginas de categoria.
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Escolhendo bem em qual diretório submeter
A escolha dos diretórios deve ser a primeira preocupação nessa técnica. Para cada artigo, procure escolher diretórios de qualidade. Vale analisar:
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Qualidade dos artigos
Verifique que tipo de artigos foram postados recentemente no diretório. Vale analisar a ocorrência de erros de ortografia e o tipo de conteúdo postado. Nessa etapa, é interessante verificar em qual categoria melhor se adequa ao conteúdo que você pretende postar.
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Comentários
Se existir a possibilidade dos usuários comentarem os artigos, é essencial conferir se existe alguma moderação. Afinal de contas, não é interessante para seu site receber links de uma página de conteúdo cheia de links “spam”.
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Backlinks
Pode-se utilizar tanto o Yahoo! Site Explorer quanto a Open Site Explorer. Quanto mais links de entrada o diretório possui, melhor. Entretanto, vale verificar a quantidade do número de domínios e, além disso, que tipo de páginas linkam para o diretório.
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10.Tipo de Revisão
Os melhores diretórios são aqueles em que seu conteúdo é revisado. Geralmente, esses sites possuem conteúdo de qualidade superior aos de sites em que o mesmo não passa por nenhum processo de revisão.
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Páginas Indexadas
De que vale um link se ele não é encontrado? Verifique, tanto se as páginas podem ser indexadas pelas Search Engines, quanto se elas são indexadas.
Para tanto, verifique primeiramente o robots.txt do site e também o uso da tag robots no código das páginas. Se não há restrições para as Search Engines. Verifique também quantas páginas estão indexadas. E lembre-se: para domínios mais antigos, ter uma ou nenhuma página indexada pode significar que o site está punido.
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Popularidade e Do/Nofollow
Para verificar a popularidade, existem duas possibilidades: utilizar a ferramenta da Compete ou o Google Trends for Websites.
Se o site tiver grande popularidade e utilizar o atributo rel = “nofollow” em links externos por padrão, esse último não se torna um fator de eliminação do diretório. Afinal, o tráfego que ele pode levar para o seu site pode compensar o fato dos links não passarem força.
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Teste
Mesmo depois de selecionar os diretórios que podem ser utilizados, poste um artigo em cada um dos diretórios e aproveite para verificar quanto tempo ele leva para ser indexado depois de entrar no ar. Quanto mais rápido, melhor.
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Lista de alguns Diretórios de Artigos
Os principais diretórios de artigos generalizados brasileiros são: Ancorador, Artigonal, Artigox, Diretório de Artigos, Murall, Super Artigos e Web Artigos.
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Pontos Importantes na sua submissão
Submeter um bom texto a um diretório pode render links de respeito a curto prazo, mas sem dúvida é uma tarefa trabalhosa e que demanda um certo tempo e atenção, portanto, é bom tomar alguns cuidados para que o esforço seja bem aproveitado:
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Encontre um diretório forte no seu nicho
Antes de submeter ou mesmo preparar o artigo para um dado diretório tire um tempo para dar uma volta pelo site. Garanta que já existe uma categoria adequada para o seu texto e que ela não está vazia ou com conteúdo inadequado.
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Tire o máximo proveito de seu texto
Você tem total liberdade enquanto escreve para criar links e trabalhar suas keywords, então, seja criativo e utilize variações da sua palavra principal. Crie links para mais de uma página de seu site, mas cuidado para não transformar seu artigo em spam.
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Evite concorrência dentro do diretório
Procure por termos semelhantes ao que você pretende escrever (sobre) e se encontrar algo similar, modifique o seu texto para diminuir a concorrência ou procure outro diretório que não apresente repetições.
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Trabalhe ângulos diferentes de um mesmo assunto em outros diretórios
Vamos supor que você quer ganhar links para uma página sobre “palmilhas ortopédicas para crianças”. Você pode criar um artigo sobre a importância de uma postura correta no desenvolvimento da criança e sua relação com os calçados e enviar para um diretório. E pode enviar um outro texto sobre a história dos calçados ortopédicos em outro diretório.
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Divulgue seu artigo
Já que você gastou um tempo preparando um artigo, escolhendo um diretório apropriado e otimizando seus links e páginas, nada mais justo do que utilizar mais um pouco do seu tempo para divulgá-lo em alguns “agregadores de notícias” para melhorar a visibilidade dele.
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Não subestime os comentários
É bem comum que apareçam comentários em seu artigo, então cheque a página constantemente e mantenha-se ativo respondendo perguntas, agradecendo elogios e aproveitando as possíveis chances para divulgar outras de suas páginas.
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Otimização de Títulos e URLs
Se o diretório utiliza, como padrão, o título do artigo como URL é interessante prestar um pouco mais de atenção na elaboração do mesmo, de forma que seja utilizado a menor quantidade possível de acentos e caracteres especiais. Dessa maneira, a URL se torna o mais limpa possível e mais bem compreendida pelos mecanismos de busca.
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Melhore sua reputação
Como um comerciante digital, como um e-commerce por exemplo, se você exibir claramente seus produtos em seu site, não obterá muita taxa de conversão. A conversão é quando seu tráfego se converte em vendas. Você tem que mostrar que tem conhecimento em sua área. E qual a melhor maneira de mostrar isso, do que escrever artigos que vão permitir a você provar seu conhecimento sobre o seu produto ou serviço que está sendo vendido?
Basta usar seu conhecimento e deixar a criatividade fluir, entrando para a ação e implantando essas ideias estrategicamente e, com isso, impulsionar o seu artigo nos principais canais digitais disponíveis hoje em dia. Com os benefícios listados acima, o bloqueio de escritor é o último dos problemas que você poderá superar.
O mundo do marketing de conteúdo pode até parecer um pouco assustador no começo, mas fique tranquilo, não há nada nesse nicho que não seja possível de aprender.
A primeira coisa que você tem que fazer é entender sobre o sistema de conteúdo de valor. Por isso, estamos aqui! Seria muito importante que você entendesse o mecanismo base dessa jornada antes de começar, para isso, nossos especialistas poderão lhe ajudar.